segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cibercultura


Cibercultura

Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais.
Ela é o que se vive hoje,como por exemplo: home banking, cartões inteligente, incrições via internet , etc. Isso prova que a cibercultura esta presente na vida cotidiana de cada indivíduo.
Lendo o texto do Angéle Murad, achei o texto interessante, aborda comentários de Lévy sobre a Cibercultura,abrange as mutações nas quais estamos presenciando, fala sobre a exclusão social e ao mesmo tempo sobre a integração.
Gostei quando o autor afirma que a cibercultura pode ser a herdeira legítima da filosofia das Luzes e difunde valores como fraternidade,igualdade e liberdade.
Fiquei pensando até que ponto será essa fraternidade,igualdade e liberdade?

Outra parte que me chamou atenção também e concordo com Murad é que hoje nossa cultura não é a mesma de antes,não conseguiríamos mais voltar a ser como era antes, mesmo se quiséssemos.
Não dá para imaginar o mundo sem a internet, interatividade, informações online, contatos e tudo que a cibercultura proporciona.
Tudo mudou muito através da informática e a tendência é que mude cada vez mais e que ela "tome conta"da vida do ser humano.
Já no texto de Alex Lamikiz, informa que o termo cibercultura têm sido muito utilizado pelos especialistas em marketing como: ''O novo estilo de vidaque esta sendo criado ao redor da informática e da internet''.
Essas pessoas têm se aproveitado deste espaço para disseminar um mercado de produtos '' ciber'' que seria visto pelos jovens como produtos modernos.

Segundo Alex , este espaço deveria ser utilizado para ações sociais conscientes, como conspirar comodamente do escritório ou da sala de estar contra a multinacional da hora, o político corrupto ou a instituição pertinente. Ele defende que as pessoas têm que procurar o consumo consciente e ético.
Então a cibercultura, muito mais do que um espaço de “mercado”, é uma ferramenta de evolução, que tem seus pontos positivos e negativos como qualquer nova tecnologia. Ela deve ser encarada e utilizada pelos internautas como uma fonte de troca de conhecimento, cultura, diversão, arte e etc.

Um comentário:

  1. Andressa,
    Você fez uma boa análise dos dois textos. Bom trabalho! Mas tome cuidado com os errinhos de digitação e, principalmente, de concordância e pontuação, ok?

    ResponderExcluir